Em muitas tradições, as Joias
representam Verdades Espirituais. As Joias dos Oficiais DeMolays são símbolos
dos atributos, características ou Virtudes de cada Oficial.
Todas as Joias ou Insígnias dos
Oficiais possuem características como as que citaremos, antes de citar as
particularidades de cada uma, conforme:
- Fita Vermelha: Todas as Joias possuem uma Fita Vermelha com a devida Insígnia pendente, formando um cordão ou colar. Sobre a cor vermelha, esta simboliza o sacrifício interior do nosso “Eu“ , para o aprimoramento e evolução, que nos lembra o sangue derramado pelos Templários em defesa da Fraternidade, da Verdade e da Justiça. É também uma cor que representa a “Energia Latente“ em constante movimento, a Saúde, a Força, portanto o Jovem com toda a sua potencialidade. No cordão, temos simbolizado e representado o Círculo ou Roda; símbolo universal, complexo, e de origem tão antiga quanto o próprio homem.
- Louros: As Insígnias de todos os Oficiais possuem dois ramos de Louro, um de cada lado, tendo ao centro a insígnia particular de cada Oficial. O Louro foi uma planta consagrada ao Deus Apolo, na Grécia Antiga, simboliza a Glória, o Triunfo, a Vitória. Esotericamente, a consagração de um Artista ou Herói com uma coroa feita de ramos de Louro, representa não apenas a Glória da conquista exterior, mas principalmente a Vitória interna sobre as Forças negativas e dissolventes dos planos inferiores de consciência. É exatamente este o símbolo dos ramos de Louro nas Insígnias dos Oficiais DeMolays. Além da simbologia comum às Insígnias de todos os Oficiais, cada Insígnia possui um valor e uma representação especial alusiva dos Atributos de cada Oficial DeMolay.
Durante esse semana, iremos postar um pouco sobre o significado da Joia de cada oficial de um Capítulo. Acompanhem nossas postagens e sigam nossa Fanpage no Facebook: Filhos do Verde Amazônico no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário