quinta-feira, 10 de setembro de 2015

As Joias dos Oficiais - Capelão, Hospitaleiro e Mordomos

Capelão


Possui como Insígnia o Livro Sagrado, que deve ser aquele onde cada um julgue existir as Verdades pregadas pelos Profetas de sua Fé. Ele é o Guardião dos Sagrados Mandamentos, escritos simbolicamente no Livro com suas páginas abertas.

Hospitaleiro



Possui como Insígnia uma Sacola, representativa dos fundos financeiros ou materiais dos DeMolays, sempre colocados ao dispor do auxílio mútuo e dos desamparos pela sorte. O Hospitaleiro é o Emblema dos Princípios Sagrados da Fraternidade, onde todos devem estar conscientes de pertencerem a uma “Família Universal“ . O Hospitaleiro é responsável pela filantropia do Capítulo, e por tal motivo ele levará consigo a Sacola do Capítulo, com os fundos necessários a um possível socorro.

1º e 2º Mordomo


Cada mordomo possui como Insígnia uma Cornucópia. Cornucópia é um símbolo dos Antigos, onde se levavam alimentos e, conforme uma lenda, por mais que se utilizassem os alimentos, mais haveria a serem utilizados. De acordo com o dicionário Aurélio, Mordomo é o administrador dos Bens de uma Casa, Irmandade, Confraria, etc... Os mordomos, além de executarem suas tarefas específicas no ritual, são justamente os responsáveis pelo zelo e cuidado com os utensílios, objetos e Bens do Capítulo. Se os mordomos executarem bem a sua função, nada faltará ao Capítulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário